terça-feira, 18 de setembro de 2012


A filosofia é importante?


Muitas pessoas consideram a Filosofia como algo confuso e difícil. Muitas concepções errôneas tem sido elaboradas sobre ela. Na verdade, o seu grande objetivo é nos ensinar a refletir, a perceber alternativas e pontos de vista diferentes sobre questões ou problemas.
Será que a filosofia é importante para nossa vida? Seu significado etimológico, em parte, pode revelar sua importância. A palavra é de origem grega e significa “amor à sabedoria” (filos=amor e Sofia=sabedoria). Assim, a filosofia nos ensina a sermos mais sábios, esclarece questões e nos ajuda a analisar as ideias.
Segundo a tradição, a palavra foi criada pelo antigo filósofo e matemática grego Pitágoras. Conta-se que ao ser questionado por um príncipe sobre qual natureza da sua sabedoria, ele respondeu que ele era apenas um filósofo, ou seja, um amigo e amante da sabedoria.
Na antiga Grécia, a palavra filosofia significava um tipo de sabedoria especial associada ao uso da razão e da investigação. Dessa forma, diversos aspectos e questões  sobre a vida passaram a ser esclarecidos pela filosofia. Até então, eram explicados por meio de mitos.
Mas será que ela é relevante na vida real? Para grande parte das pessoas, a filosofia é considerada como algo confuso. Difícil e não nos leva a nada. Estas impressões com o tempo fizeram nascer em torno da filosofia uma série de definições errôneas e pejorativas. Entretanto, todas essas impressões distorceu o seu verdadeiro objetivo.
O filósofo Bertrand Russel, em sua obra Delineamentos da Filosofia, dizia que “é preciso que se tenha grande desejo de saber, combinado a grande cautela quanto ao que se julga saber; deve-se, ainda, possuir penetração lógica e o hábito do pensamento exato. Tudo isso, por certo, constitui uma questão de grau, de todo pensamento humano; podemos diminuí-las indefinidamente, mas não a podemos abolir completamente. A filosofia é, assim, uma atividade contínua e não algo em que possamos atingir, de uma vez por todas, uma petição final.”
Dessa forma, a filosofia não nos fornece respostas prontas ou acabadas, mas nos ensina a refletir, a perceber alternativas e pontos de vista diferentes sobre uma questão ou problema.
A influência da filosofia na vida humana é muito antiga. Ideias filosóficas frequentemente produzem efeitos nas sociedades humanas.
A filosofia não serve apenas para pensarmos de forma contemplativa sobre as coisas e acontecimentos que nos rodeiam, mas para transformá-los. O seu ensino tem como objetivo estimular o desenvolvimento da reflexão e fornecer ideias que fazem parte da história do pensamento filosófico.


Revista: Filosofia nº 10 -  pág.63-64
Autor: Ana Elizabeth

Nenhum comentário:

Postar um comentário