segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O ÊXODO


“A liberdade não tem preço” ou “a liberdade é a empresa mais difícil de ser administrada.” De vez em quando, o povo pronuncia-se dessa forma. De fato, trata-se de um bem procurado por todas as pessoas, sendo que a liberdade incluir aspectos políticos, econômicos, emocionais, culturais etc. Mais ainda: observa-se na história da humanidade que a liberdade, de tempos em tempos, é tirada de certas pessoas e que estas últimas, conseqüentemente, hão de iniciar uma nova dinâmica de libertação, a fim de recuperarem o bem perdido. 
Também a fé judaico-cristã encontra-se intimamente ligada ao assunto da liberdade, porque essa duas religiões, de forma central, se propõem a favorecer e a mediar a liberdade para todos. “Na realidade, biblicamente falando, o tema liberdade não é um entre outros, mas, com esse assunto, focaliza-se o próprio Deus” (CRUSEMANN, 2001, pág.102). Seguindo, pois, as tradições contidas nas Sagradas Escrituras, a história da revelação do Deus de Israel, a história de Jesus de Nazaré e a presença histórica do Espírito Santo acontecem, de forma vertical e horizontal, onde se constrói e se experimenta a verdadeira liberdade do ser humano.
No entanto, justamente essa construção da liberdade revela-se uma tarefa que, aparentemente, ultrapassa as possibilidades e as forças do homem. Por isso, é importante que apareça um auxílio, capaz de eliminar tudo o que impede a liberdade. Neste sentido, as tradições bíblicas insistem, centralmente, na realidade de ser Deus quem oferece, de forma gratuita, a liberdade a seu povo. À comunidade, por sua vez, cabe o exercício de acolher essa graça, tornando-se dessa forma, corresponsável na tarefa de guardar e transmitir tal dádiva. Enfim, a história do êxodo – narrada nos livros Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio – é um forte paradigma do alcance da liberdade como Dom de Deus e compromisso do ser humano cf. AZEVEDO, 2000).

Livro: Êxodo Ano 2011 - Editora Paulinas pág. 5-6
Autores: Leonardo Agostini Fernandes
             Matthias Grenzer

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