segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ESCOLA FUTURA
 
Ensinar utilizando a tecnologia digital para preparar os alunos para a sociedade contemporânea é o objetivo da Escola do Futuro. O projeto em desenvolvimento do Senai de Santa Catarina partiu do conceito de Educação 3.0, do norte-americano James Engel. “As tecnologias digitais em rede mudara a maneira como fazemos negócios e nos divertimos e precisam mudar também o jeito como nos educamos”, disse Engel à PLANETA. Para ele, o dia a dia do aluno não faz sentido na atualidade se não for integrado à internet e dispuser das ferramentas facilitadoras do acesso ao conhecimento. A ideia da escola em tempo integral de ensino médio e profissionalizante propõe trabalhar em projetos de grupo, focados em problemas do mundo real, com ampla utilização de novas tecnologias, tablets. Computadores e um espaço online para divulgar textos, podcast, simuladores, vídeos, etc. “Não basta ter tablets se você não souber usá-los; é preciso desenvolver conteúdos, como jogos e simuladores”, explica Antônio José Carradore, diretor de educação e tecnologia do Senai de Santa Catarina.

MESTRE EXCLUSIVO

Em Florianópolis (SC), professores, coordenadores e pais de uma escola de ensino fundamental e médio perceberam que muitos alunos deixavam de ir às aulas de reforço à tarde e gastavam esse tempo na frente dos computadores. Tiveram, então, a ideia de criar um site no qual pudessem tirar dúvidas, o www.seuprofessor.com.br.
A ideia deu certo e ganhou proporções maiores. “Fizemos essa ferramenta para alcançar o aluno no computador e para que o pai pudesse acompanhar as principais dúvidas do filho. Num determinado momento, conversando com um colega diretor de escola, ele achou interessante e quis utilizar também”, conta Gabriel Costa, diretor, diretor-pedagógico do Seu Professor.
Por trás do portal, uma equipe de 152 professores tira dúvidas, corrige redações e resolve problemas com os alunos, além de responder pela produção de vídeos explicativos. Há espaço para as escolas colocarem materiais de apoio, uma biblioteca virtual com obras de domínio público e um dicionário.

Autor: James Engel
Revista: PLANETA
Pg. 33/34

Nenhum comentário:

Postar um comentário