CONHECIMENTO DIGITAL
A internet e as ferramentas digitais mudaram a forma como nos relacionamentos e fazemos negócios. Agora, estão transformando o ensino. Na nova era digital, o conhecimento desponta como o principal fator de produção e de inovação. Se no passado o mundo precisava de pessoas aptas a fazer atividades manuais repetitivas, hoje requer gente capaz de articular conhecimentos diversos para resolver problemas novos.
A escola, entretanto, parece andar na contramão desse processo, preparando alunos para o século passado.
O americano Salman Khan, personagem da matéria de capa desta edição da PLANETA,é um dos protagonistas da corrente de educadores digitais que desejam revolucionar a educação.
A ideia da Khan Academy é oferecer gratuitamente educação online de qualidade a todos, em qualquer lugar, de maneira que faça sentido para quem aprende. Seu método de ensino tem conquistado popularidade e despertado o interesse de empresários, como Bill Gates e Jorge Paulo Lemann. Em janeiro, Khan foi a Brasília e São Paulo para se reunir com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e mostrar o seu projeto.
Universidades de ponta como Stanford, nos EUA, e Oxford, na Inglaterra, divulgam na internet videoaulas de cursos completos, sem custo algum. Toda ideia nova costuma gerar desconfiança, e com os cursos abertos e a academia de Khan não é diferente. Para os críticos, seu método é uma reprodução de técnicas ultrapassadas em plataforma nova. Diz-se o mesmo contra os cursos abertos, e aponta-se para o alto número de pessoas que começam, mas não completam os programas.
As críticas não abalam a confiança dos educadores digitais sobre o fator multiplicador da internet. No movimento do ensino online – cuja coerência o tempo irá julgar -, o mais comemorado é a possibilidade de democratizar o conhecimento, um direito fundamental do ser humano interessado nele.
Autor: Ricardo Arnt
Revista: PLANETA pg. 4
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