“Todas as grandes ações e todos os grandes pensamentos têm um começo ridículo. Muitas vezes as grandes obras nascem na esquina de uma rua ou na porta giratória de um restaurante. Absurdo assim. O mundo absurdo, mais do que outro, obtém sua nobreza desse nascimento miserável.”
Albert Camus(1913-1960)
“A moda está nos comandos de nossas sociedades; a sedução e o efêmero tornaram-se, em menos de meio século, os princípios organizadores da vida coletiva moderna.”
Gilles Lipovetsky
“Num bom poema, épico ou dramático, assim como nos sonetos, epigramas e outras obras, é necessário tanto o juízo como a imaginação. A imaginação deve ser a mais eminente, pois tais obras devem agradar por sua extravagância.”
Thomas Hobbs (1588-1679)
Em um mundo em constante transformação, com tensões locais e globais e sucessivas crises econômicas, cidadãos do mundo todo se insurgem contra a ordem política e econômica. Mas será que conseguiremos ser suficientemente criativos para propor uma revolução em que democracia e justiça social se concretizem?
Qual revolução?
Por Maísa Martorano Suarez Pardo
As armadilhas autoritárias
As experiências ditatoriais nos alertam para o horror do autoritarismo e da repressão. Mas é preciso estar atento para as formas menos explícitas de vigilância e opressão presentes também na democracia liberal
Por Daniel Rodrigues Aurélio
Nenhum comentário:
Postar um comentário