Finalmente, Tomé duvida dos seus companheiros apóstolos quando eles dizem que haviam visto Jesus ressuscitado: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos e não colocar o meu dedo nas suas chagas e não colocar a minha mão em seu lado ,eu não acreditarei (Lu 20:25)". Então quando Jesus aparece pela seg nda vez e se dirige a ele, grita "Meu Senhor e meu Deus " quando fica face a face com o Senhor.
Alguns estudiosos pensam que esta dúvida foi propositadamente querida por Deus, para que fosse possível alguém tocar nas chagas de Jesus, ficando assim sem a menor dúvida, que Jesus havia ressuscitado. Este raciocínio ainda é confirmado, porque a frase "Vamos morrer com ele" foi dita quando os outros apóstolos não queriam que Jesus fosse ressuscitar Lázaro dos mortos e Tomé insistiu e foi o maior milagre de Jesus.Este pensamento é de São Gregório Magno,papa que em uma de suas homilias diz claramente:
" O que vocês pensam quando São Tomé não acreditou e Ele voltou para ser visto, ouvido, tocado e acreditado!? Uma maravilhosa Providencia Divina visto que Tomé era o único ausente e tudo foi arranjado por Ele para que Tomé fosse provar a maravilha da misericórdia Divina aos descrentes e Tomé ao tocar as feridas, curou a grande ferida da descrença.".
Pouco se conhece sobre sua vida posterior à morte de Jesus, embora Euzébio da Cesárea confirme na sua "Historia Eclesiástica" que Tomé pregou entre os Parthas no Leste. Esta assertiva confirma as várias lendas e tradições de São Tomé ,que teria sido missionário na Índia, onde ele é considerado o fundador dos Cristãos Malabares, perto de Madras.Isto consta de uma descrição nos "Atos de Tomé", escrito em Syriaco durante o terceiro século que influenciou os Agnósticos. Outros escritos atribuem a São Tomé o Evangelho de São Tomé , que a Igreja considera apócrifo. Suas relíquias estão supostamente guardadas em um santuário em Ortona, na Itália. Seus símbolos são a lança , o machado e o esquadro de carpinteiro.
Ele é padroeiro dos geólogos, geógrafos, geómetras, dos arquitetos, dos construtores e das pessoas em dúvida.Aqui no Brasil Colônia, entre os índios da Capitania de S.Vicente corria a lenda de que o Apóstolo Tomé teria estado entre eles ensinando coisas lindas para avida deles.
Sua festa é celebrada no dia 3 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário