domingo, 7 de outubro de 2012

FESTA DO ROSÁRIO


A festa do Rosário de Nossa Senhora no Brasil
 está ligada a grupos negros que realizam 
os autos populares conhecidos pelos nomes
 de Congada,Congado ou Congos.
Por essa vinculação aos negros,
 o Congado se tornou também uma festa 
de santos de cor,
 como São Benedito e Santa Efigênia
Embora alguns autores atribuam a gênese do Congado
 a uma influência européia, 
ligando-a às lutas religiosas da Idade Média,
 a hipótese mais forte é que defende a 
origem afro-brasileira do culto.
 É importante lembrar que o processo de catequese,
 através de missionários dominicanos, 
levara Nossa Senhora do Rosário à África, 
impondo seu culto aos negros.
 O acréscimo dos elementos de coroação de reis,
 lutas e bailados guerreiros é a contribuição africana,
 numa rememoração das  práticas da Terra-Mãe. 
Mas o traço decisivo da criação do Congado
 ocorrerá no Brasil colonial,
 através do processo aculturativo:
 de um lado, o modelo religioso do branco,
 de outro, a recriação do negro. 
Para os Arturos, a festa do Rosário é uma das fases
mais importantes para a vida da comunidade, 
representando o movimento máximo
 da concretização do amor à Grande Mãe.
 Há dois grupos nitidamente distintos:
 as guardas de Congo e Moçambique. 
A caracterização das guardas pode ser feita 
 através dos seguintes elementos:
 fundamentação mítica, função, vestuário,
 símbolos condutores, instrumentos distintos, 
tipo de movimento e de dança,
 linguagem dos cantos. 
Pela fundamentação mítica, 
as guardas se formaram ainda na África, 
quando uma imagem 
 de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar.
 O grupo do Congo se dirigiu para a areia e,
 tocando seus instrumentos, 
só conseguiu fazer com que
 a imagem se movesse uma vez: 
num movimento rápido,
 Nossa Senhora
 se encaminhou para a frente e parou. 
Então vieram os negros moçambiqueiros,
 batendo seus tambores recobertos 
com folhas de inhame, cantando para a Santa 
e pedindo-lhe que viesse para protegê-los. 


(Postado por Masé Soares)


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