DIA 15/OUTUBRO - DIA DE SÃO LUCAS
A tradição de ter Lucas como patrono da Medicina, se iniciou por volta do século 15 e, segundo historiadores, ele tinha maior cultura que outros evangelistas e em seus evangelhos utilizava uma linguagem mais aprimorada do que de outros apóstolos. A terminologia empregada por Lucas em seus escritos se tornou outra prova indireta da sua condição de médico.
Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era realmente médico. A vida de São Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado "Médico de homens e de almas", de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, a mesma muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de São Lucas.
Segundo historiadores, Lucas considerava que o poder dos deuses seria mera sugestão, mas com influência benéfica para a cura, uma vez que a mente do enfermo possui uma energia capaz de aliviar ou vencer muitos de seus males, quando devidamente conduzida. Muitas das curas atribuídas a Lucas, além da eficácia dos tratamentos com ervas e outros remédios naturais, têm sido consideradas milagrosas. Ele nasceu em Antioquia, atual Síria e morreu em Bithynia, em data não definida, quando foi decapitado por pregar e difundir os ensinamentos de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário