Além de indicar esta semelhança da Eucaristia com a Encanação, São Tomás de Aquino nos mostra que ela tem várias dimensões: passado, presente e futuro.
A dimensão do passado: a Eucaristia torna presente a imolação de Cristo no Calvário, para nossa salvação. Esta imolação está presente no Sacramento da Eucaristia.
A Eucaristia tem uma dimensão presente: ela é sinal de que Cristo nos acompanha em nossa peregrinação terrena. Nós podemos entrar em contato com a verdade do seu Corpo e do seu Sangue, eles nos alimentam nesta peregrinação.
Mas há na Eucaristia também uma dimensão voltada para o futuro: ela é a antecipação e anúncio da vida eterna consiste na comunhão com Deus, e na Eucaristia nós entramos em comunhão com Ele. Portanto, antecipa de certo modo a vida eterna.
Para encerrar esta reflexão, gostaria de recordar as últimas palavras pronunciadas por São Tomás de Aquino quando a Eucaristia, algumas horas antes de sua morte, lhe foi trazida como Viático. Olhando para a Sagrada Hóstia, ele disse: “Eu Te recebo, preço da redenção da minha alma, Viático da minha peregrinação. Por Ti vivi, trabalhei e estudei”. Amém.
Autor: Dom Benedito Beni dos Santos
Revista: Arautos do Evangelho pg.39
Nenhum comentário:
Postar um comentário