sábado, 6 de outubro de 2012

DESATAR O NÓ DO BRASIL

Choque de capitalismo
       



 Construir novos e privatizar os velhos

Nos últimos anos, o Brasil vem batendo sucessivos recordes de safras agrícolas. As importações também crescem anualmente. Mas a falta de portos eficientes é um gargalo que atrasa embarques e desembarques e aumenta o custo Brasil. Para desatar esse nó, o governo atuará em três frentes, que devem render até 10 bilhões de reais em investimentos. A primeira é a construção de novos portos - em Ilhéus (BA). Vitória (ES) e Manaus (AM) - no mesmo modelo das ferrovias: as vencedoras das licitações constroem, administram e nada repassam ao governo. A segunda é a privatização de dois portos federais, o de Vitória e o de Salvador. Há pendências jurídicas a ser resolvidas, mas a intenção é também conceder à iniciativa privada a parte federal de portos mistos, aqueles administrados em conjunto com os estados, como Santos e Paranaguá. Por fim, o governo quer permitir que empresas donas de portos privados, como a Vale e a OGX, abram suas instalações para outras exportadoras em épocas de entressafra. Para isso, reforçará a agência reguladora do setor, que definirá tarifas e arbitrará conflitos.

13/08/2012
Revista Veja   Economia | Pág. 58
(Postado por Masé)


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