A invasão dos gringos
Bienvenido, bienvenue, benvenuto, wilkommen ou welcome to Goiás. Não importa o idioma, mas é com a frase “seja bem-vindo a Goiás” que a população tem recepcionado estrangeiros que chegam com freqüência e cada vez mais ao Estado. Cidadoas de outras nacionalidades vêm à trabalho, mas principalmente com intenções de investir ou morar.
Goiânia tem sido a cidade preferida dos estrangeiros no Estado. Por aqui, eles abrem o próprio negócio, como empresas, restaurantes e bares, mas também prestam serviços. São norte-americanos, portugueses, espanhóis, belgas, italianos, japoneses, entre tantos outros que estão contribuindo ainda que de maneira tímida par os cenários populacional e cultural de Goiás.
O argentino Juan Alberto, 28, mudou-se no início de 2007 para Goiás. O primeiro motivo foi acompanhar a namorada, natural do Estado. O segundo era descobrir pessoalmente como é o Brasil, um País bonito e imponente, conforme ele, que tanto aparecia nas televisões da Argentina. Juan gostou do que viu e ficou por aqui. Hoje, é professor de espanhol em duas escolas particulares de Goiânia e estudante do curso de Letras na Universidade Federal de Goiás (UFG).
A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) abriu em 2010 um curso especifico de Português pra atender à demanda de estrangeiros interessados em aprender o idioma. Atualmente, a turma conta com 13 gringos de várias nacionalidades, entre eles, nativos da Holanda, Filândia, Índia, Japão, Bélgica e Estados Unidos. A maioria dos alunos são homens acima de 25 anos de idade.
O coordenador do PUC Idiomas. Patrick Jonh O’ Sullivan explica que além das duas aulas ministradas por semana, a instituição teve que abrir aula vip em português para estrangeiros como também em inglês, espanhol, italiano, alemão e francês, para essas pessoas.
Segundo Patrick, os estrangeiros procuram aprender o português porque o melhor lugar para isso é em país onde se fala a língua.
Autora: Wanda Oliveira
Jornal: Diário da Manhã do dia 22 de outubro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário