terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A pimenta pode ajudar a sua saúde
 
Além da irresistível sensação de ardência, as pimentas capsicum, aquelas em que o fruto é consumido, podem proporcionar benefícios
À saúde.
“A capsaicina possui ação anti-inflamatória e propriedades analgésicas, mas os benefícios são obtidos somente com o consumo regular”, diz Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Essas pimentas são fonte de vitamina A, C e E e contêm antioxidantes, que combatem os radicais livres.
Por fim, a substância tem propriedade termogênica, ou seja, aquece o corpo e acelera o metabolismo basal (o gasto calórico do corpo em repouso). Mas, uma vez que a pimenta é usada apenas como tempero, a quantidade ingerida não tem influência efetiva sobre o emagrecimento.
O consumo é contraindicado para quem tem gastrite, esofagite, úlcera ou refluxo.
A pimenta pode causar náuseas em mulheres grávidas. “A capsaicina estimula a secreção de suco gástrico no estômago. O excesso de acidez pode irritar o trato gastrointestinal”, explica o nutrólogo Daniel Magnoni.
Não há comprovação científica, porém, de que a pimenta do gênero capsicum aumente o risco de câncer gástrico. “Estudos recentes revelam que a ação anti-inflamatória da capsaicina previne a formação de úlceras no estômago”, diz Helena Teixeira Godoy, professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas.

Revista: Céu Azul n°44

Nenhum comentário:

Postar um comentário