Os vilões do Nervo Ciático
Sedentarismo, má postura e obesidade podem levar à inflamação do nervo e causar dores incapacitantes.
Excesso de peso, falta de exercício físico e postura incorreta prejudicam o alinhamento adequado da coluna vertebral e podem comprimir o nervo ciático, o maior que temos no corpo e a junção de todas as raízes nervosas do plexo lombar. Essa compreensão leva a um processo inflamatório generalizado, causando dores que se irradiam da região lombar, passando para uma região glútea, posterior da coxa, chegando aos membros inferiores.
A dor no ciático por si só não é uma doença, mas o sintoma de diferentes condições, sendo a principal delas a hérnia de disco. Problemas na bacia também podem levar a esse quadro. O desconforto pode começar como um formigamento leve e aumentar de intensidade progressivamente ou aparecer de forma abrupta, como agulhadas. Ela tende a piorar quando o paciente tenta esticar os membros inferiores e pode aparecer em ambas as pernas, embora seja mais freqüente em apenas um dos lados.
Se não tratada corretamente a dor ciática pode evoluir, tornar-se incapacitante, e levar a distúrbios neurológicos como perda da sensibilidade e da função motora. O tratamento varia de acordo com a causa, os sintomas e a intensidade da dor. O repouso relativo é geralmente indicado: é possível se movimentar e até trabalhar, mas o paciente deve evitar carregar peso, fazer esforço ou ficar muito tempo sentado. Analgésicos e anti-inflamatórios, além de sessões de fisioterapia, também podem ser receitados.
A prevenção é possível com medidas simples, como prática regular de exercício físicos, controle do peso, alongamento e fortalecimento da musculatura da região lombar e da região posterior da coxa. Corrigir a postura e evitar ficar muito tempo sentado na mesma posição são iniciativas que também contribuem positivamente para a saúde da coluna vertebral, evitndo dores.
Revista Veja /edição 2305 pág. 33
Nenhum comentário:
Postar um comentário