quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O materialismo de Marx X o “antigo materialismo”

Se a grandeza de m pensador devesse ser medida pelos debates que ele suscitou, ninguém nos últimos dois séculos pode se comparar a Karl Marx.


Embora defensores do materialismo filosófico, Marx e Engels condenavam as antigas escolas do materialismo. Para eles,essas escolas eram:
·        Mecanicistas: o “antigo materialismo” considerava toda a realidade material sujeita a leis mecânicas e estritamente deterministas. Isso se chocava com o desenvolvimento recente das ciências, como a química, a física e a biologia.
·        Antidialéticas: o “antigo materialismo” considerava a realidade material como algo estático, perfeito e acabado. Era, portanto, antidialético. Marx e Engels absorvem as concepções dialéticas de Hegel e as aplicam no materialismo. Assim, a realidade material, seja da natureza ou da sociedade, é concebida dentro de um processo dialético de permanente evolução, de incessante movimento.
·        Anti-históricas: o “antigo materialismo” considerava o ser humano como uma entidade fixa no tempo, portador de virtudes e vícios, mas sempre o mesmo ao longo da história. O materialismo dialético, por sua vez, encara o homem como um ser histórico, isto é, diretamente influenciado por sua época, pelo seu meio geográfico e social, mas um ser igualmente capaz de reagir, pelo trabalho consciente, ao mundo em que vive e sobretudo pelo tempo em que vive, pelo meio social, pela classe a que pertence, pelo sistema produtivo e de apropriação, que determina a sua percepção e consciência. Essa reação se dá através da práxis.

Livro: fundamento da Filosofia
Autor Gilberto Cotrin
Pg. 258

Nenhum comentário:

Postar um comentário