São João Bosco
João Melchior Bosco foi um sacerdote católico italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales e canonizado em 1934. É popularmente conhecido como Dom Bosco. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”.
Apóstolo da juventude. Figura ímpar nos anais da santidade no século XIX, D. Bosco foi escritor, pregador e fundador de duas congregações religiosas, tendo sobretudo exercido admirável apostolado junto à juventude, numa época de grandes transformações. Dotado de discernimento dos espíritos, do dom da profecia e dos milagres, era admirado pelos personagens mais conhecidos da Europa no seu tempo.
Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas dois anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: "Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela".
Dom Bosco cresceu diante com exemplo de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas seu desejo de ser padre foi acompanhado por um velho sacerdote de nome Dom Callosso, que veio a falecer sem poder concluir suas aulas com o adolescente. Deixou-lhe recursos para poder continuar seus estudos, porém os herdeiros lhe tomaram todo dinheiro. No seminário se destacou pela sua inteligência, pois não tendo acesso aos livros lhe bastavam as aulas e nos sonhos já antevia as respostas das provas. Com 26 anos de idade, recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, expondo as realizações que pretendia executar em favor dos jovens e as construções que iria edificar, foi tido como visionário e louco. Certa vez foi até buscado por dois religiosos para interná-lo em manicômio. Dom Bosco percebendo a ação deles, com esperteza inverteu a tentativa deles, mandando-os a eles para o hospício... Ele foi agraciado por sonhos proféticos que vieram a se realizar ao longo dos anos. Um desses sonhos foi com referência â construção de Brasília como um foco de grandes realizações em toda região onde seriam descobertas grandes riquezas. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização e de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido.
Dom Bosco difundiu amplamente os chamados "Oratórios" com a catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens a partir de então. Os SESAN foram das suas primeiras preocupações, como também as escolas noturnas inexistentes na época. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
A vida de São João Bosco é um milagre constante. É humanamente inexplicável como ele conseguiu, sem dinheiro algum, construir escolas, duas igrejas — uma sendo a célebre Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora — prover de máquinas específicas suas escolas profissionais, nutrir e vestir mais de 500 rapazes numa época de carestia.
Postagem Masé Soares