terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tesouros da biblioteca


° Convênio dá acesso online a cartas de gênios da ciência

Estudar física pode ser massacrante, no meio de livros pesados e linhas e linhas de equações. Mas dar uma olhadinha em originais de Albert Einstein pode ser uma inspiração razoável para aspirantes a gênio. Algo possível para alunos de mais de 300 faculdades brasileiras, que podem acessar manuscritos do físico- e de vários outros cientistas ilustres – de graça, sem sair da sua escola.
O material pode ser visto online dos computadores de faculdades ligadas à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior) – basicamente, de instituições que produzem pesquisa no Brasil – por meio de convênios com outras academias de ciência do mundo.
“Disponibilizamos artigos de 1665 até os dias de hoje”, diz Lícia Britto, da Systems Link Internacional, empresa que administra os dados. “Temos, por exemplo, um manuscrito com os argumentos de Francis Crick sobre o DNA.” Ao lado de James Watson, Crick elucidou a estrutura molecular de nosso material genético, em 1953, inaugurando uma revolução na biologia.
A coleção impressiona pela quantidade e a diversidade de cientistas ilustres, que inclui desde Charles Darwin, pai da teoria da evolução, a contemporâneos como o britânico TIM Berners-Lee, criador da world wide web. Para ver o que – e como – eles escreviam, basta ir ao portal da Capes em uma instituição conveniada.

Revista: Galileu pg. 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário