No momento em que o homem e a mulher romperam com o projeto original de Deus, que era a perfeita integração entre Criador e criaturas, iniciou-se um processo sucessivo de rupturas:
1°Ruptura: Pretensão humana de ser como Deus, de ser imortal, de ter o conhecimento de tudo, Gn. 3,1-7
2°Ruptura: Marido e mulher: Adão acusa Eva e a mulher acusa a serpente. Ninguém quer assumir o erro, a culpa. Gn. 3, 8-24
3°Ruptura: Irmão com irmão: a não aceitação da diferença, a inveja. Gn. 4, 1-16.
4°Ruptura: O ser humano com Deus e com a natureza: Gn. 7, 1-24
Diante de novas tentativas de rupturas do homem com o Criador, Deus recorre à Criação Divina para tentar quebrar a arrogância humana e mostrar que não temos o acesso e a compreensão de muitos mistérios existentes na natureza. Jó, 38 e 39.
Apesar da ALIANÇA que Deus fez novamente com o ser humano e a natureza, as rupturas continuaram ao longo da história da humanidade. Vejamos algumas:
Rupturas Modernas
→ transformar a natureza em máquina: Cartesianismo
→ conceber a pessoa humana separada da natureza: antropocentrismo
→ separar a fé da ciência: positivismo
→ negar a ação de Deus na história e na pessoa humana: ateísmo
→ aceitar uma evolução da natureza sem a presença de Deus, separando o teológico do cosmológico: evolucionismo materialista.
→ pensar e lidar com a natureza como coisa, como objeto de exploração: utilitarismo coisificado.
→ a natureza, explorando irresponsavelmente os ecossistemas, extinguindo espécies e prejudicando a dinâmica da vida sobre o planeta, absolutizando o mercado e o dinheiro: materialismo neoliberal.
→ buscar formas de desenvolvimentos insustentáveis, desprezando os mecanismos de sustentabilidade socioambiental: egoísmo globalizado.
→ pensar o mundo de maneira fragmentada, onde o social, o religioso e a natureza sã realidades separadas: esquizofrenia contemporânea.
→ pensar toda a realidade como provisória, negando os compromissos definitivos; pensar a vida só como imanência e negar a dimensão transcendente da existência humana e de toda a criação: imediatismo horizontalizado.
Colaboração: Regina Ávila
Colaboração: Regina Ávila
Nenhum comentário:
Postar um comentário