sexta-feira, 8 de março de 2013

TRÂNSITO AO GOSTO DO FREGUÊS
 
Existe um ponto de ônibus numa quadra e uma estação de Metrô na seguinte. Mas você não sabe a que horas que o metrô deverá passar nem se o ônibus está atrasado ou apenas insuportavelmente lotado – nem se vale a pena esperar o veículo seguinte, que pode passar 5 minutos depois (e vazio). Um novo aplicativo gratuito e colaborativo para usuários do transporte público ajuda a resolver esse dilema.
Criado pela startup israelense Tranzmate em 2011 e lançado em São Paulo no final do ano passado, o Moovit, que conta com versões tanto para Android quanto para o iPhone, cruza dados da SPTrans com os do GoogleMaps e sugere novas linhas de ônibus, Metrô ou trechos à pé para o mesmo trajeto. Com ele, também é possível saber se um veículo está cheio, sujo ou conduzido por um motorista irresponsável, graças aos comentários em tempo real dos usuários.
Na capital paulista, mais de 15 mil pessoas já baixaram o aplicativo. “Não dirijo e acho um absurdo dependermos tanto de carros”, diz a coordenadora de projetos Ana Paula Borges, 30 anos. “Salvei várias rotas para ir ao trabalho e uso o Moovit para escolher a melhor para cada dia.”
Em caso de novos trajetos, vale usar o recurso de alertas para descer do veículo. “É ótimo porque os cobradores nunca sabem o ponto certo”, diz Ana Paula. Em breve o aplicativo – que também já chegou a Nova York, Roma e Madri – deve funcionar no Rio de Janeiro.

Autor: Tiago Cordeiro
Revista: Galileu pg. 16  

Nenhum comentário:

Postar um comentário