terça-feira, 17 de setembro de 2013

O FUTURO DA HUMANIDADE-AUGUSTO CURY

A sociedade está doente
Neste primeiro livro de Cury, os passos do estudante de Medicina Marco Polo encontram-se com o do mendigo Falcão, supostamente, um sábio.
No decorrer da história, os dois debatem temas pertinentes sobre a essência humana, o poder da psique, a destruição das emoções, a "ditadura da hipótese" e o sistema social doentio em que vivemos.
Deve-se ressaltar que a primeira metade do livro é muito boa, os pensamentos do autor são bem apresentados através dos personagens o que acaba tornando o livro numa aula de filosofia e psicologia. Da segunda metade do livro até o final, a história cai um pouco devido ao afastamento dos dois personagens e o caminho, profissionalmente, trilhado por Marco Polo.
O livro nos ensina o porquê de amar ao próximo e respeitá-lo, baseando-se não apenas em ensinamentos religiosos e sim em teses da própria filosofia. O "princípio da corresponsabilidade inevitável" é apresentado e os argumentos são excelentes, fazendo-nos concordar com esse pensamento.
Há ainda discussões sobre Deus, sobre a soberba e arrogância dos poderosos, depressões, sofrimentos psíquicos dos seres humanos, relação familiar, entre outros. Além de severas críticas a indústria farmacêutica, constatando a exploração do capitalismo nessa área e ao eterno embate entre Psiquiatria versus Psicologia.
Não é um clássico da literatura, mas é uma obra que nos alerta sobre os problemas mentais que sofremos sem, ao menos, imaginarmos.

Boa tarde amigos,uma excelente dica
para quem gosta de ler.
Recomendo...
Abraços
Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário