quarta-feira, 27 de agosto de 2014



O INÍCIO


O nosso cérebro não é estático nem rígido. As células cerebrais, os neurônios, são constantemente remodeladas e reorganizadas pelos nossos pensamentos e experiências. Os neurônios se conectam entre si através de impulsos elétricos e químicos e se comunicam através das sinapses; tudo isso junto forma ligações permanentes, porém modificáveis: as redes neurais.
         Pesquisas recentes sugerem também que o cérebro adulto, em algumas de suas partes, pode gerar novas células cerebrais durante a vida inteira (neurogênese). Quando células cerebrais são danificadas em determinadas partes do cérebro, elas conseguem se reparar e regenerar.
         A maneira como os neurônios se comunicam entre si é a mesma em todos os seres humanos, porém o modo como as células nervosas se organizam na redes neurais é diferente em cada pessoa, dependendo da bagagem e experiência individual.
         Quando aprendemos novos conhecimentos, imaginamos ou vivemos novas experiências, fixamos informações, desenvolvemos novos conceitos, mudamos paradigmas, praticamos novas atitudes e as consolidamos e associamos a outras lembranças, a nossa herança genética e a conhecimentos preexistentes, permitimos aos neurônios que se configurem em um conjunto que criará uma nova rede neural, modificando quem somos.

Autor: Eduardo Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário