sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Evangelho 5, 20-26

Eu vos digo: Se vossa Justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrarei no reino dos Céus. Todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão 'imbecil' deverá responder perante o sinédrio. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. 

Reflexão
O Evangelho de hoje, Jesus dá como um critério a partir do qual a releitura da Lei deve se apoiar em uma prática que supere o rigorismo legalista e se embase no amor e na misericórdia.
Não se trata da interdição de tirar a vida de alguém, é proibido depreciar o semelhante dando a ele títulos ofensivos. 
Jesus impõe ao discípulo a exigência de reconciliação. A reconciliação é anterior e condição para oferta de um verdadeiro sacrifício; é o sacrifício que agrada a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário