quinta-feira, 2 de abril de 2015

 Evangelho (Jo 13,1-15)

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Reflexão
Nesta Quinta-feira Santa nós queremos entrar no mistério da Paixão de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo com a celebração do Tríduo Pascal. A primeira face dessa celebração é justamente contemplarmos Nosso Senhor Jesus Cristo na Última Ceia. o gesto de Jesus não pode virar um teatro ou algo que simplesmente provoque comoção em nós. Lavar os pés do nosso próximo precisa fazer parte da nossa vida. Nós precisamos saber nos abaixar, nos rebaixar e nos humilhar para cuidarmos uns dos outros. Lavar os pés de quem nós gostamos e de quem é afável a nós talvez não seja algo muito difícil ou complicado. Lavar os pés de quem parece leproso e indesejável, dar atenção a quem necessita dela e cuidarmos uns dos outros são a melhor maneira de celebrarmos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo!
O grande mandamento no dia de hoje é: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”(João 13, 34). Não é o amor apenas de sentimentos por quem gostamos, não é o amor de nos voltar com gestos para essa ou aquela pessoa; é o amor concreto, amor atitude, amor decisão, amor ruptura, amor que é capaz de romper com nosso orgulho e com nosso egoísmo. Amor que se envolve em gestos de perdão e de misericórdia. Amor que é cuidado, ternura, que se envolve de gestos mais profundos para com a pessoa do nosso próximo, amor que quebra o nosso orgulho e a nossa autossuficiência e nos leva a servir até as pessoas indesejáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário